Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Redação
As linguagens possibilitam a participação mais plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais. Por isso, as capacidades intelectuais e expressivas, que são essenciais na formação de bons cidadãos, são consolidadas. O Ipê incentiva, da mesma forma, discussões e interpretações para formar uma autonomia reflexiva, criativa e crítica.
Matemática e suas Tecnologias
A matemática visa os processos de investigação, de construção de modelos e de resolução de problemas. Para isso, é necessária a motivar o modo próprio de raciocinar, representar, comunicar e argumentar do estudante. Assim, o Ipê traz a realidade dos números, álgebra, geometria e os demais conhecimentos matemáticos para dentro da sala de aula, através da solução de problemas e aplicação de resoluções na prática. Portanto, o estudante pode expandir seus conhecimentos por meio da realidade próxima.
Como é o ENEM?
As aulas do Ipê são focadas na metodologia do ENEM, assim trabalhamos com um ensino instigante e prático para a juventude brasileira. Mas você sabe como é dividido o ENEM? A seguir, vamos ver um pouco sobre cada área do conhecimento deste vestibular e como trabalhamos com tais áreas no Ipê:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
As ciências da natureza trazem as respostas para o entendimento do funcionamento do mundo que nos cerca. Portanto, é criado um “fazer científico” nos estudantes com a identificação de problemas, regularidades e transformações do dia a dia. Ainda há a valorização das diferentes análises para que haja a percepção da evolução e história da ciência. O Ipê traz a proposta de inserir experimentos no cotidiano dos alunos para que eles ampliem suas visões de mundo, inclusive para o que não é acessível aos olhos.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
As ciências humanas buscam trazer o diálogo entre as culturas e a análise de processos políticos, econômicos, sociais e ambientais na escala local, regional, nacional e mundial. De tal maneira, o estudante pode compreender a sociedade, além de desenvolver a autonomia e liberdade de pensamento através do contato com outras culturas. O Ipê instiga o pensamento crítico dos alunos juntamente com a análise das diversas teorias dessa área.